Apesar de ser um assunto pouco comentado dentro da engenharia, a perícia civil é parte fundamental do setor. Afinal de contas, perícias de engenharia são responsáveis por verificar as condições técnicas de estradas, máquinas, equipamentos, imóveis, pontes e outros tipos de construções civis.
Diante disso, se você quer saber mais a fundo sobre perícias na engenharia, acompanhe o artigo de hoje até o final.
O que faz um perito em engenharia civil?
Como dito anteriormente, perícias de engenharia são tão importantes quanto qualquer outro trabalho dentro do setor.
Tendo como responsabilidade principal verificar as condições de qualquer tipo de construção, as perícias de engenharia examinam se as estruturas são seguras, bem como se existe algum tipo de problema como infiltrações, falhas, rachaduras, entre outras questões que possam comprometer a edificação.
Além disso, o trabalho feito por um engenheiro perito não é só importante para a engenharia especificamente, mas também para o mercado imobiliário. Isto é, durante o processo de negociação de um imóvel, a avaliação feita pelo perito é fundamental, visto que este aprova ou não o imovél. Assim como informa a necessidade de reforma e outras alterações, e como isso influencia no valor do imóvel.
Para além do engenheiro habilitado, também é possível encontrar um assistente técnico para ajudar o profissional.
Em resumo, o trabalho de um perito civil é avaliar se qualquer item ligado a engenharia que está sob processo judicial, apresenta algum risco à sociedade e ao meio ambiente. Sendo este, portanto, o responsável por enviar relatórios e laudos, que servem como prova, para o juiz tomar a decisão final.
Relação entre perícias e a engenharia civil
Diante da importância das Perícias de Engenharia, é fundamental pontuar os casos em que esse recurso deve ser solicitado.
A primeira situação é para verificação de insalubridade. Enquanto que o segundo e terceiro lugar são ocupados pelas perícias ergonômica e de periculosidade. Mas também é possível encontrar perícia para tratamento de irregularidades e problemas estruturais.
Dessa maneira, para que o trabalho do perito seja bem feito, é combinado os conhecimentos da engenharia com os do direito. Isso porque os responsáveis pelas perícias de engenharia devem ser registrados no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – para atuarem juntamente com advogados e juízes em casos judiciais e extrajudiciais.
Portanto, o papel das Perícias de Engenharia é explicar, de acordo com a engenharia e com assuntos legais, questões ligadas aos imóveis e construções prontas.
Nesse sentido, são utilizadas fotografias de cada construção/imóvel periciado, croquis, descrição de cada análise feita na perícia identificando todos os aspectos, assim como se há danos.
Além disso, é obrigatório identificar o proprietário e a pessoa física ou jurídica que contratou os serviços.
Ainda em alguns casos são solicitadas plantas individuais, apresentação detalhada das causas dos problemas diagnosticados e valores aproximados.
Maiores informações contate-nos : (54) 3066-4808
Colaboração : Controle Assessoria Empresarial
Comentarios