A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) anunciou a abertura de uma consulta pública para colher contribuições da sociedade visando o aprimoramento da proposta de norma de referência sobre indicadores, padrões de qualidade, eficiência, eficácia e demais componentes da avaliação de desempenho da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
A proposta, que abrange critérios de avaliação de desempenho, indicadores de nível de serviço, eficiência e sustentabilidade, padrões de referência, metas de desempenho, diretrizes para coleta de informações e cálculo de indicadores, relatório de avaliação de desempenho da prestação dos serviços, e comprovação da adoção da norma, busca aprimorar a regulamentação do setor.
A nota técnica que acompanha a proposta destaca alterações significativas, incluindo melhorias no glossário, remoção de componentes, ajustes nos indicadores de atendimento e movimentação de indicadores entre grupos. A nova norma concentra-se em qualificar padrões apenas para indicadores de nível de serviço, excluindo eficiência e sustentabilidade. Essas mudanças têm como objetivo esclarecer responsabilidades, aprimorar a precisão dos indicadores e graduar a implementação da norma.
Com a definição de um arcabouço de avaliação de desempenho proposto pela nova norma, as agências reguladoras infranacionais, incluindo as municipais, intermunicipais e estaduais, terão a capacidade de realizar um monitoramento mais eficaz dos resultados obtidos pelos prestadores e da qualidade dos serviços prestados de forma mais clara.
As contribuições da sociedade para esta proposta poderão ser feitas até o dia 15 de fevereiro, através do link disponibilizado pela consulta pública da ABNT.
Paralelamente, a ABNT também informa sobre a abertura de consulta para novos projetos de revisão de normas na área de Construção Civil e Infraestrutura. Os projetos envolvem temas relevantes, como iluminação natural, estruturas de aço e concreto, junta de ferro dúctil tipo “Gibault” e infraestruturas inteligentes para comunidades sustentáveis.
A consulta é parte do processo de normalização, onde a sociedade tem a oportunidade de opinar sobre os projetos de normas em questão. Durante o período de consulta, os interessados podem recomendar a aprovação do texto apresentado, aprovação com sugestões ou a não aprovação, justificando tecnicamente suas objeções.
Fonte: CBIC
Imagens e Créditos reservados aos legítimos proprietários (nenhuma violação de direitos autorais pretendida). Se, porventura, você se identificar como titular de direitos sobre alguma das imagens mencionadas, pedimos a gentileza de entrar em contato por meio de contato@portalnacionaldaengenharia.com.br . Estaremos prontos para atribuir os créditos devidos ou proceder à remoção, conforme apropriado.
コメント